|
Alcançar o Sucesso na Gestão de Campanhas Google Adwords - Retorno do Investimento
Chegados ao fim desta série de artigos, falta analisar a variável chave, o retorno do investimento, assim como a questão da sua medição, única razão pela qual se faz publicidade, seja ela no Google Adwords ou em qualquer outro canal.
À luz do principio de que se deve medir tudo o que se puder, e tornar mensurável tudo o que não se puder, iremos ver uma pequena lição de como construir um império online.
1. Qual a Origem dos Contactos?
O primeiro passo deverá ser a instalação do GOOGLE ANALYTICS, ou de qualquer outra aplicação com o mesmo fim, para que possa medir todas as visitas que tem ao seu site, e saber qual a sua origem, ou seja, de que investimento está a vir a rentabilidade. Após instalar esta aplicação da GOOGLE, poderá saber de onde estão a vir todos os contactos que tem origem no seu site e atribuir cada um deles a um tipo de publicidade diferente.
2. Qual o Valor de um Contacto?
O segundo passo é a atribuiçao de um valor a cada contacto. Para isso será necessário que já tenha feito a medição no passado. Caso nunca o tenha feito, comece por implementar as medidas necessárias já HOJE (ver ponto 1). Todos os anos este valor deverá ser actualizado, e aconselhamos a que seja medido anualmente. A conta é simples, quantas vendas num ano (ou outro objectivo mensurável que tenha) tiveram origem (directa ou indirecta) em acções de marketing e publicidade, a dividir pela quantidade de contactos originados por esses mesmos meios ao longo desse ano. Facilmente poderá ficar espantado com a magnitude do valor a que irá chegar. Mas isso é extremamente positivo, porque nunca mais irá olhar para o investimento em publicidade da mesma forma.
3. Optimização e Divisão de Responsabilidades.
Uma vez apurado o valor por contacto, é uma questão de melhorar. Quanto a melhorias, temos os dois lados: o lado de fazer melhor do lado da publicidade, e o lado de fazer melhor do lado operacional e comercial. Variáveis chave relacionadas com a conversão de contactos em vendas, e, portanto, com elevado impacto no valor por contacto: Taxa de Chamadas Telefónicas Perdidas, Taxa de Fecho do Modelo de Proposta, Taxa de Conversão de Visitas em Chamadas Telefónicas através do Site, ou através de Formulário, Pricing do Produto, ou Serviço, ou seja, tudo o que é ponto de contacto com um potencial cliente antes de ser convertido em cliente. E ISTO não tem NADA a ver com publicidade.
4. Um Futuro Risonho para Qualquer Passado.
Na posse de um modelo matemático (quase que se pode dizer um método cientifico), qualquer que seja o ponto de partida, o vento estará sempre a nosso favor. Não interessa de onde se parte, interessa onde se quer chegar. Medir, medir, medir, e quanto mais cedo começar melhor. E melhorar, melhorar, melhorar, até chegarmos onde queremos chegar. O futuro só é igual ao passado se não se fizer nada diferente. Recolha e análise de dados, e agir sobre os mesmos, sem nunca parar a produção e recolha de dados, porque esse é o verdadeiro investimento.
5. Quem Hesita é Atropelado pela Retaguarda.
Vivemos num mundo que nunca foi tão competitivo. Não existe margem para dúvidas ou compassos de espera. Se, após medir e calcular o valor por contacto, descobrir que tem um tipo de publicidade que lhe dá 1200% ao ano (vamos pôr por extenso para que ninguém pense que foi um erro, mil e duzentos por cento ao ano), e continuar a optar por investir em mercados financeiros, onde os melhores do mundo ganham na ordem dos 17,5%, e onde 90% das pessoas perde dinheiro, então é preciso concluir que o mundo empresarial não é para si.
Este é o modelo matemático de rentabilidade do investimento que suporta TODAS as empresas de sucesso que actuam em sectores de elevada presença online hoje em dia.
Este é o método cientifico que foi possibilitado pelo BIG DATA (cada uma à sua escala), e que justifica que qualquer fundo de investimento faz entradas de leão de olhos fechados em qualquer empresa que tenha por base este modelo, e uma gestão capaz e eficaz.
Este é o principio orientador seguido por todos as empresas de maior dimensão hoje em dia, presentes em todo o mundo (maior escala equivale a maior rapidez de recolha de informação e produção do BIG DATA), sem nunca terem tido um lucro na vida, e com prejuizos de biliões todos os anos. QUEM HESITA É ATROPELADO PELA RETAGUARDA.
AMAZON, UBER, FACEBOOK, GOOGLE, BOOKING, AIR BNB, TWITTER, WE WORK
A publicidade gera o tráfego aos sites necessário para se produzir a informação suficiente para a tomada de decisão mais adequada à melhoria das variáveis chave do negócio.
Nesse sentido, a publicidade deixou de ser um fim em si, e passou a ser um meio.
A publicidade é fixa, o negócio é que se ajusta de acordo com a aprendizagem que a publicidade lhe proporciona. UM FUTURO RISONHO PARA QUALQUER PASSADO.
« Anterior
|
Voltar ao Arquivo
|
Seguinte »
|
|
|
|
|
|